Brasil não terá horário de verão em 2024
Embora a medida não seja descartada para o futuro, o governo optou por mantê-la suspensa, com nova discussão prevista para 2025.
PLANTÃO VENTO NORTE


O Brasil não adotará o horário de verão em 2024, conforme anunciado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. A decisão foi tomada após uma série de reuniões técnicas com órgãos como o Operador Nacional do Sistema (ONS). Embora a medida não seja descartada para o futuro, o governo optou por mantê-la suspensa, com nova discussão prevista para 2025.
Segundo o ministro, ações estratégicas como a redução da vazão em usinas hidrelétricas garantiram uma reserva hídrica 11% superior ao esperado. Essa gestão eficiente, junto com a volta das chuvas, afastou a necessidade imediata de mudanças no horário, apesar da crise hídrica recente.
A suspensão do horário de verão também foi influenciada por posicionamentos de diversos setores. O comércio e o lazer, que dependem do movimento das pessoas em horários mais claros, eram a favor, enquanto outros segmentos, como o setor aéreo, pediram mais tempo de adaptação. Para 2024, no entanto, os relógios permanecem inalterados.