Restabelecimento de energia elétrica é prioridade do governo federal após temporal em São Paulo
A Enel, responsável pela distribuição, conta com 1.400 profissionais no local, e esse número será ampliado para 2.900 com o apoio de outras concessionárias.
PLANTÃO VENTO NORTE


O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que a prioridade do governo federal é restabelecer a energia elétrica para mais de 400 mil imóveis em São Paulo e região metropolitana, que permanecem sem luz após o temporal da última sexta-feira (11). A Enel, responsável pela distribuição, conta com 1.400 profissionais no local, e esse número será ampliado para 2.900 com o apoio de outras concessionárias.
Silveira determinou que a Enel restabeleça a maior parte do fornecimento de energia em até três dias, criticando a empresa por não ter dado um prazo inicial. Ele também alertou que as distribuidoras poderão sofrer penalidades se não adotarem planejamento preventivo para lidar com eventos climáticos severos.
Além disso, o ministro esclareceu que o governo não está tratando da renovação do contrato de distribuição da Enel, como havia sido mencionado pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e recomendou que o prefeito se preocupe com questões urbanísticas, já que mais de 50% dos incidentes foram causados por quedas de árvores sobre o sistema elétrico.